O que são Agrotóxicos?

Agrotóxicos

O termo ‘agrotóxico’ foi utilizado muito no passado quando a toxicidade dos produtos era alta. Atualmente isso reduziu e a denominação mais correta e mais utilizada para estas substâncias é ‘defensivos agrícolas’, ou ‘agroquímicos’. 

Tratam-se de compostos químicos, biológicos ou orgânicos que protegem as plantas comerciais e reservas do efeito nocivo de insetos, ácaros, fungos, bactérias e ervas daninhas, evitando prejuízos comerciais ou de manutenção das reservas ambientais.

Comparando-se produções convencionais com as que utilizam defensivos agrícolas, estes mostram resultados superiores na produtividade e na qualidade dos alimentos produzidos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) coordena as ações na área com o objetivo de regulamentar, analisar, controlar e fiscalizar produtos e serviços que envolvam riscos à saúde, realizando avaliações toxicológicas para fins de registro de novos defensivos, reavaliando moléculas já registradas e elaborando regulamentos técnicos a respeito dos ingredientes ativos dos produtos. Ainda de acordo com a legislação, é necessário ao produtor rural um receituário agronômico para adquirir defensivos agrícolas, o que restringe sua utilização indiscriminada, reduzindo ainda mais os riscos de contaminação toxicológica.

O que são Agrotóxicos?