Escola Aprendiz, do Instituto Adama, abre inscrições na segunda-feira

Programa tem 15 vagas disponíveis; jovens passarão por curso de Assistente Administrativo na Indústria e colocarão o conhecimento em prática na Adama

Londrina, 11 de setembro de 2017 – Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente 12,8% da população brasileira está desempregada, ou seja, 13,3 milhões de pessoas estão fora do mercado de trabalho. Entre os mais afetados pela crise estão os jovens de 18 a 25 anos, que correspondem a 28,7% desse total.

Para preparar e capacitar jovens que estejam cursando o Ensino Médio para o mercado de trabalho, o Instituto Adama (leia-se Adamá), braço social da Adama, abre inscrições para a 16ª turma do Escola Aprendiz. Podem participar do programa jovens de 16 a 18 anos, que estejam cursando ou já tenham finalizado o Ensino Médio e que tenham renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (R$ 937,00).

“O Escola Aprendiz já formou mais de 300 jovens e abriu portas para que eles continuassem a estudar e entrassem no mercado de trabalho. De fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, os novos aprendizes terão as mesmas oportunidades, participando de aulas no Instituto Adama e exercendo a prática profissional na Adama”, explica Denise Caldeirão, coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Adama.

Durante um ano, os 15 jovens selecionados participarão de aulas de Assistente Administrativo, realizadas em parceria com o Senai, e aprenderão sobre Comunicação, Informática, Logística, entre outras disciplinas. No período da tarde, eles colocarão em prática o que foi visto em sala de aula, passando por diferentes áreas da Adama. Durante o período, os jovens receberão Bolsa Educação de um salário mínimo, refeições, assistência médica e odontológica, material didático, seguro de vida, transporte e uniforme.

“Aprendi muito sobre responsabilidade e como me comunicar com os outros, já que eu não desenvolvia antes de entrar no Escola Aprendiz. Poder ter este diálogo com as pessoas e ver como são as relações de trabalho são um grande aprendizado para mim”, diz Gabryella Aparecida Garcia da Silva, aluna da turma de 2017 do programa.

Para se inscrever no Escola Aprendiz, os interessados devem se dirigir ao Instituto Adama (Rua Luiz Modesto, 490, Rui Barbosa, Londrina/PR), com RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e comprovante escolar em mãos. Após a inscrição, o jovem recebe uma carteirinha para participar da prova objetiva de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, além da redação.

Após a prova, os 45 jovens com a melhor pontuação participarão da segunda fase, que consiste em uma visita domiciliar da assistente social do Instituto e uma dinâmica de grupo com os jovens. O resultado será publicado na página do Instituto Adama no Facebook e no mural do Instituto no início de dezembro.

Serviço:

Inscrições programa Escola Aprendiz

Data: de 11 a 15 de setembro – 13h às 17h30

Endereço: sede do Instituto Adama - rua Luiz Modesto, 490 – Rui Barbosa

(acessível via ônibus 111 – saída do Terminal Central).

Inscrições abertas para a turma 2018
Inscrições abertas para a turma 2018