Ernesto Benetti

IMG 01 - Quando a paixão faz a diferença

Quando a paixão faz a diferença


"Somos uma referência mundial, estamos muito à frente de outros países."

Olá! O tempo passa rápido para quem ama o que faz. Por isso, esses 12 anos na Adama não me parecem tão longos assim.

Sou Ernesto Benetti e minha jornada na empresa começou em 2004, quando participei de um processo de seleção no Rio Grande do Sul. Ingressei na empresa como Coordenador de Pesquisas e vim trabalhar em Londrina -PR, quando já tinha 20 anos de experiência como agrônomo na área de agroquímicos. Dois anos depois, fui promovido à Gerente de Desenvolvimento de Produtos, cargo que ocupo ainda hoje com muita paixão.

Para quem está chegando agora, posso dizer que a realidade é ainda mais promissora quanto à possibilidade de crescimento na carreira . A empresa está em constante evolução e foi incorporada há poucos anos pela ChemChina, o que resultou numa presença massiva em mais de 120 países. Toda essa expansão abre oportunidades internacionais aos colaboradores, já que é um objetivo da empresa criar uma cultura corporativa mista .

Mesmo para quem tem pretensões mais modestas, a Adama é um solo fértil, afinal, não somos movidos por cargos e salários. A motivação das pessoas está também na paixão pelo que se faz, nos benefícios que se obtém, no valor que podemos ter para a empresa e para a agricultura brasileira. Para nós, também é importante ter pessoas que queiram ser reconhecidas pelo que fazem, que se tornem especialistas em suas áreas.

Antes de chegar à Adama, trabalhei em outras duas grandes empresas do segmento e tenho uma boa visão em relação à cultura do ambiente de trabalho. Posso dizer que o clima aqui é diferenciado, há profissionalismo, reconhecimento do trabalho de cada um e equilíbrio entre as competências de cada departamento. Não existe autoritarismo corporativo, o que faz você se sentir motivado e valorizado.

IMG 02 - O mais importante para fazer parte do time Adama é ter potencial de crescimento

Em particular, a área de criação e desenvolvimento de soluções é o que me motiva e apaixona. Boa parte dos principais produtos da Adama que estão hoje no mercado eu ajudei a idealizar, formar, desenvolver ou lançar. Vejo nesse ciclo – de começar do zero e levar um produto até o consumidor, atendendo uma demanda da agricultura – o reconhecimento do meu trabalho.

Diferente da maioria das empresas globais, que têm laboratórios de desenvolvimento de produtos e formulação na matriz, a Adama tem laboratórios em Londrina - PR . Muitas ideias que surgem aqui são aplicadas em um mercado grandioso como o de agroquímicos - da formulação ao registro do produto, tudo é feito aqui.

É claro que temos projetos globais, a empresa conta com um suporte muito grande e excelentes laboratórios em Israel, mas desenvolvemos também um grande volume de projetos locais. Hoje somos uma referência mundial, estamos muito à frente de outros países, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto na qualidade do trabalho.

Outro diferencial da Adama é a inovação . O mercado de agroquímicos passou por um grande desenvolvimento de novas moléculas nos anos 80 e 90, o que não ocorre atualmente. Por isso, é preciso criatividade para inovar e buscar alternativas que atendam às necessidades dos agricultores , como uma formulação diferenciada, um uso específico para um produto tradicional ou um serviço individualizado. É isso que a Adama oferece.

Apesar de todo o meu fascínio pela criação de produtos, sempre que posso acabo voltando às origens. Sou filho de pequenos agricultores e nunca me afastei do meio rural. Para mim, seja na carreira ou na terra, o importante é sempre lançar uma nova semente.

E você, quer fazer a diferença? Vem ser Adama.