Inseticida Voraz® é lançamento da Adama contra as principais lagartas

Após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, formulação Inovadora da Adama chega ao mercado brasileiro

De acordo com a Crop Life Latin América, as lagartas são consideradas um dos maiores problemas da agricultura brasileira no que se refere à dificuldade e custos de controle, levando toda a cadeia produtiva do agronegócio a investir US$ 7,5 bilhões por ano com defensivos agrícolas e desenvolvimento de sementes só para combater esse tipo de praga no campo. Essa situação tem levado os agricultores a buscarem soluções tecnológicas e insumos cada vez mais eficazes e é neste cenário que a empresa global do setor de agroquímicos Adama (leia-se Adamá), após cinco anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, lança o inseticida híbrido Voraz®.

Algumas técnicas agrícolas comuns no Brasil, como a sucessão das culturas de soja, milho, trigo e algodão, com o tempo, fizeram com que as lagartas, conhecidas por atacarem apenas uma cultura, se adaptassem e passassem a ameaçar todo o sistema de produção agrícola, dificultando sua identificação e controle.

De acordo com Germison Vital Tomquelski, engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador de pragas e plantas daninhas da Fundação Chapadão, instituição de pesquisa e experimentação do Mato Grosso do Sul, Voraz® irá promover o controle de diversas pragas importantes em culturas como soja, milho e algodão. "Nos trabalhos desenvolvidos pela fundação, observamos o controle satisfatório em Falsa-medideira, Helicoverpa Armigera e também no complexo de lagartas do gênero Spodoptera. Neste último caso, com o aumento no plantio da soja Bt, Voraz® será um grande parceiro no controle de lagartas deste gênero. É uma ferramenta prática e eficiente para o manejo integrado de pragas", explica Tomquelski.

O inseticida combina dois modos de ação, que, juntos, combatem lagartas de difícil controle. Pedro Singer, gerente de Portfólio da Adama, explica como Voraz® poderá simplificar o dia a dia do agricultor. "O produto possui uma formulação inovadora que confere um forte efeito de choque e residual prolongado. Isso significa mais simplicidade e eficiência das tecnologias disponíveis, proporcionando economia com combustível e aplicação de defensivos e ganhos com produtividade e otimização de tempo".