A nossa história

A Makhteshim-Agan marca presença no mercado português desde os anos 70, inicialmente através de distribuidores nacionais e mais recentemente com vendas directas no mercado.

As primeiras sementes, do que somos actualmente, foram lançadas pelos estudantes em 1945 e 1952 quando se fundou Agan Chemical Manufacturers e Makhteshim Chemical Works, respectivamente. Foi então que se iniciou uma “viagem” com o objectivo de ajudar na alimentação das pessoas. Já no início havia uma filosofia de contacto directo com o agricultor através da elaboração de soluções de elevada qualidade na protecção das culturas.

Desde então, cada década foi marcada por factos importantes.
A década de 70 foram anos de uma grande aposta na química e na tecnologia;
Na década de 80 obteve-se um grande número de registos de produtos fitofarmacêuticos e uma expansão global;
Foi nos anos 90 que se adquiriram e estabeleceram redes de distribuição em países chaves da Europa e América Latina.
Em 1990 criou-se a Makhteshim Agan España (MAESA), em Valência, e em 1991 a Makhteshim Agan Portugal, formando-se uma parceria na distribuição indirecta de produtos em Portugal.
Em 1997 a Makhteshim e Agan uniram-se tornando-se pública esta fusão em 1998.
Nos anos 2000, o catálogo foi aumentando graças à aquisição de diversos produtos. Ocorreu uma expansão e consolidação do acesso ao mercado da América Latina, Europa, USA e APAC. Finalmente foi tomada a decisão de se entrar no segmento de uso “não agrícola”.
Em 2009, para estar o mais próximo possível do mercado, iniciaram-se as vendas directas em Portugal.
Em 2011 houve a fusão com a Chemchina, uma das principais empresas de produtos químicos na China. Este facto marca um novo capítulo da nossa história.
Desde então a Makhteshim Agan está a trabalhar num processo de transição para uma marca única a nível mundial e é aqui que surge a ADAMA, cuja origem do nome é hebreu e significa “terra”.
A nossa história