Pular para o conteúdo principal
ADAMA implementa solução de rastreabilidade nas embalagens de seus produtos.

ADAMA traz solução de rastreabilidade de embalagens que auxiliará no combate aos defensivos ilegais

Pioneira na iniciativa no agronegócio, a companhia deve viabilizar essa entrega no início de 2023
ADAMA implementa solução de rastreabilidade nas embalagens de seus produtos.

A ADAMA inova mais uma vez no setor e implementa solução de rastreabilidade nas embalagens de seus produtos. O objetivo é inibir e combater a comercialização e utilização de produtos adulterados ou roubados. Uma ameaça à lavoura, além de representar diversos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, a utilização de soluções ilegais ou falsificadas representa 20% do total de aplicações no País, de acordo com o Sindiveg.

O sistema de rastreabilidade de embalagens funciona a partir de um sistema integrado de softwares, ligado à aplicação de códigos. Sendo assim, é possível identificar o histórico dos produtos, como origem, destino e outros detalhes. Na ADAMA, esse controle será por meio de um aplicativo específico via celular que possibilitará a verificação da autenticidade e procedência do produto por meio de scanner de código QR.

 “Os benefícios para o agricultor são confiança e segurança na origem da solução que estão adquirindo, ou seja, garantia contra falsificação ou adulteração do defensivo. Para a ADAMA, traz segurança contra roubo e falsificações, já que será possível rastrear o produto desde a saída da fábrica até a chegada ao usuário final”, afirma Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.

Como funciona exatamente o sistema de rastreabilidade da ADAMA

Ao se envasar o produto agroquímico, um código único e contendo uma codificação blockchain – uma sequência de registros compartilhada e imutável que facilita o processo de registro de transações – será impresso em cada embalagem do produto. Este código poderá ser lido por meio de um aplicativo específico via celular. “Para poder usufruir da checagem e procedência do produto, o agricultor precisará apenas baixar o aplicativo e se cadastrar no sistema. Com isso, todas as leituras feitas ficarão registradas no celular do produtor para sua checagem”, explica Marczak.

A ADAMA está na fase de codificação e desenvolvimento do aplicativo e da interface WEB, que estará finalizada e pronta para implementação no primeiro trimestre de 2023. Nesse momento, então, este sistema será aplicado às embalagens de dois ou três produtos-chave da ADAMA. Na terceira fase, a ADAMA avaliará a aplicação para toda a sua linha de produtos, que deve acontecer até 2025.

Pilar de inovação

Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos e está sempre em busca de novidades para trazer ao produtor, escutando suas necessidades, entendendo os desafios do dia a dia e avaliando a melhor solução a ser entregue a ele. Isso se traduz na promessa de marca da companhia, que é Listen.Learn.Deliver (Escutar, Entender e Entregar).   

Para conhecer e acompanhar todos os lançamentos e serviços disponíveis pela ADAMA, visite o site da companhia no Brasil: www.adama.com/brasil.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site www.adama.com e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.