Com mais de 15 projetos de inovação em um ano, ADAMA está entre as TOP5 mais inovadoras do Agronegócio
Em 2022 a empresa trabalhou em cerca de 12 projetos de inovação interna e 4 projetos de inovação aberta, tanto nas áreas de AgTech e de agroquímicos, e tem a inovação como um de seus pilares estratégicos. Desde 2016, quando começou a participar da premiação, a ADAMA vem ocupando lugar relevante no ranking. “Destacamos também que a ADAMA trabalha fortemente com inovação aberta e participamos de centros de aceleração de Startups e HUBs de Inovação como o HUB Cocriagro, sediado em Londrina (PR), além de iniciativas em fase de POC (Proof of Concept, em português, Prova de Conceito) que podem se tornar futuros projetos”, afirma Roberson Marczak, gerente de Inovação.
Entre os projetos desenvolvidos em 2022 pela companhia, destaca-se o ADAMA Monitor, a formulação T.O.V. e sua recém-lançada Plataforma de Biossoluções. O ADAMA Monitor tem como principal objetivo o monitoramento remoto de pragas através do uso de armadilhas inteligentes, para auxiliar os produtores na tomada de decisão para a pulverização de suas áreas.
Com mais de 10 novas soluções lançadas nos últimos três anos no Brasil, ADAMA tem a Formulação como um dos cinco pilares estratégicos de negócio, com produtos que são campeões de produtividade e com mais sustentabilidade. Sua exclusiva formulação T.O.V. - Tecnologia, Operação Simplificada e Valor Agregado, entrega mais segurança, qualidade, confiabilidade e menor impacto ao meio ambiente. Já a Plataforma de Biossoluções da ADAMA, lançada no ano passado, abrange os produtos para bioestimulação de plantas e biodefensivos.
O principal projeto concluído em 2022 é o ADAMA Darwin, que será lançado na próxima safra de soja, em setembro de 2023, e foi construído para ser uma plataforma inovadora para a agricultura, possibilitando o planejamento e execução de todas as operações de campo, do plantio à colheita. “Mais do que um sistema agregador de dados, a plataforma vai auxiliar o agricultor no complexo processo de tomada de decisão para as ações de campo, trazendo também insights agronômicos gerados por sistema de Inteligência Artificial”, adianta Marczak.
Iniciativas inovadoras em 2023
Um dos grandes problemas para o setor de agroquímicos no Brasil são os produtos adulterados ou falsificados e, para inibir ações de violação, adulteração e reutilização de embalagem com produtos não originais, a ADAMA trabalha em projeto que envolve a rastreabilidade dessas embalagens com suas soluções de agroquímicos. “Já existem algumas propostas de solução que utilizam código de barras, sensores de RFID ou selos holográficos, mas nada que possa resolver o problema de uma forma efetiva e principalmente com um custo operacional adequado. O fator inovador envolvido no nosso projeto é utilização de blockchain para garantir a inviolabilidade do processo”, explica Marczak. O protótipo deste projeto deve ser lançado em 2024.
Para conhecer e acompanhar todos os lançamentos e serviços disponíveis pela ADAMA, visite o site da companhia no Brasil: www.adama. com/brasil.