Pular para o conteúdo principal
AgroBIT 2023

Inovação como pilar para a Sustentabilidade é tema de palestra da ADAMA no AgroBIT Brasil 2023

Realidade no campo já há alguns anos, os serviços agrodigitais, bem como os sistemas de gestão e coleta de dados, ajudam cada vez mais os agricultores a produzirem mais e alcançar mais rentabilidade de forma assertiva.
AgroBIT 2023

Evento anual com foco em inovação em toda a cadeia do agronegócio, o AgroBIT Brasil realizou mais uma edição, que reuniu nesta semana, em Londrina (PR), produtores, cooperativas, pesquisadores, startups, investidores e representantes da agroindústria, entre outros membros do ecossistema de inovação agro. Como uma das empresas mais inovadoras do agro no País, a ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, participou do encontro, por meio de seu head de Inovação e Sustentabilidade, Roberson Marczak, que apresentou a palestra A Inovação como pilar para a Sustentabilidade.

Durante sua palestra, Marczak falou do cenário dos últimos anos e como as ferramentas digitais criadas por gigantes do agro ganharam os holofotes no campo, pois “trouxeram ganhos consideráveis em produtividade, rentabilidade e economia de tempo, ou seja, sustentabilidade”, como afirma. Por exemplo, com o uso de drones de pulverização, foi constatada uma redução de 40% do tempo de aplicação em lavouras de café de montanhas e pastagens, de acordo com Marczak. Estão nessa lista também outras ferramentas que trazem ganhos e sustentabilidade no campo, como o monitoramento de lavouras com sistema de armadilhas eletrônicas, que disponibilizam dados para que os agricultores possam tomar a melhor decisão para as operações de plantio, colheita e aplicação de defensivos. Há também rede de estações meteorológicas, bem conhecida nas propriedades rurais em todas as regiões do Brasil por seu alto grau de acuracidade.

Entre as top 5 empresas mais inovadoras do agro há pelo menos oito anos consecutivos, segundo rankings nacionais de inovação, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos, investe anualmente 1,3% do faturamento no País em P&D, e, para esta safra, que se iniciou em setembro, trouxe ao mercado mais uma solução tecnológica, ADAMA Darwin. O objetivo com a plataforma de gestão agronômica, lançada após dois anos de testes em campo com 40 usuários-chave, é possibilitar o planejamento e a execução de todas as operações de campo, do plantio à colheita.

A solução agrega diferentes fontes de dados e de algoritmos de inteligência artificial que processam esses dados para gerar insights e suporte para a tomada de decisão no campo. Segundo Marczak, “a proposta de valor desse tipo de ferramenta é o foco em agricultura sustentável, ou seja, ajudar o produtor a ter uma visão integrada da sua cultura e com um plano que funcione de forma efetiva, trazendo mais produtividade e rentabilidade, que é o que todo produtor almeja”. 

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação. Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site  e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.