Inteligência artificial e agronegócio são pauta de painel no HSM+2023
Ao público do HSM+2023, um dos principais eventos de gestão e inovação da América Latina, que neste ano aconteceu em 28 e 29 de novembro, no Transamérica Expo Center, na capital paulista, o gerente sênior de Inovação e Sustentabilidade da ADAMA, Roberson Marczak, falou sobre como plataformas digitais de sistemas de gestão agronômica que agregam diferentes dados e algoritmos de inteligência artificial podem hoje atender diversas culturas no campo.
O painel “O Futuro promete! Tecnologias voltadas para o avanço do Agronegócio”, que aconteceu em 28 de novembro (terça-feira), às 16h20, no palco Arena + Futuros + Agro, contou com a participação de Marczak e também do diretor-presidente na Siemens Digital Industries Software, Daniel Scuzzarello, e do fundador da RuralVentures, Fernando Rodrigues.
Com 12 projetos de inovação interna e 4 de inovação aberta, tanto nas áreas de AgTech quanto na de agroquímicos no último ano, a ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, que tem a inovação como um de seus pilares estratégicos e investe anualmente 1,3% do faturamento no País em P&D, trouxe ao mercado nesta safra ADAMA Darwin. O objetivo com a plataforma, lançada após dois anos de testes em campo com 40 usuários-chave, é possibilitar o planejamento e a execução de todas as operações de campo, do plantio à colheita.
A ferramenta agrega diferentes fontes de dados e de algoritmos de inteligência artificial que processam esses dados para gerar insights e suporte para a tomada de decisão no campo. Dentre as informações que são utilizadas pelo algoritmo estão dados climáticos, imagens de satélite, sensores instalados em campo, informações de solo e acrescentadas pelos produtores. A solução oferece ainda as funcionalidades de um sistema de gestão agronômica para os agricultores, como ferramentas de monitoramento de campo para pragas, doenças e ervas daninhas, além de imagens de satélite e relatórios de visita a campo.
“A proposta de valor com uma ferramenta como o ADAMA Darwin é ajudar o produtor a ter uma visão integrada da cultura dele e com um plano que funcione de forma efetiva, trazendo mais produtividade e rentabilidade, que é o que todo produtor almeja. A principais perguntas que fazemos quando vamos iniciar a safra são ‘que material/variedade estou plantando, onde estou plantando e quando estou plantando’, e, com ADAMA Darwin, o sojicultor tem como ter uma visão integrada do que está cultivando e com recomendações mais assertivas, baseadas em análise de dados de clima, solo, manejo, estádio fenológico etc. No HSM+, vamos detalhar como ferramentas como esta estão revolucionando a agricultura”, adianta Marczak.
Sobre a ADAMA
A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação. Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site e nossos canais no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.