Pular para o conteúdo principal
ADAMA na Vitis Aurora 2025

ADAMA leva conhecimento sobre ação e resultados de biossoluções em videiras no Vitis Aurora 2025

Evento, que aconteceu de 13 a 15 de maio na Serra Gaúcha, debate as tendências da viticultura.
ADAMA na Vitis Aurora 2025

Com o objetivo de contribuir com informação relevante aos produtores e ajudar a impulsionar a viticultura nacional, a ADAMA participa da 7ª edição do Vitis Aurora, realizado pela Cooperativa Vinícola Aurora, de 13 a 15 de maio, em Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul. O evento reúne agricultores, estudantes, profissionais da agronomia e enologia, mais de 90 expositores e 10 startups para discutir temas como tendências climáticas, força feminina, juventude no campo e o futuro da viticultura.

Além de contar com estande e seu time de especialistas para receber e esclarecer dúvidas dos cooperados, a ADAMA ministrou a palestra “Bioestimulantes, aplicações e resultados na videira”, nesta terça-feira. Na apresentação, Ricardo Pagot Filho, representante técnico de vendas da ADAMA, mostrou que os bioestimulantes auxiliam o produtor a produzir mais e com melhor qualidade.

“O mercado de bioestimulantes tende a crescer muito, pois eles permitem que a cultura da uva alcance seu máximo potencial produtivo. As biossoluções com extrato de algas aumentam a resistência contra estresses abióticos, melhora a eficiência no uso dos nutrientes e a qualidade dos frutos. As plantas tratadas com ExpertGrow apresentaram melhor pegamento representado pelo número de bagas em um cacho e maior Grau Brix”, declara Ricardo.

Ensaio da Vinícola Aurora também registrou resultados muito positivos com a utilização de ExpertGrow, biossolução da ADAMA. A avaliação indicou resultado de 33,9% de incremento em produtividade em relação a testemunha. O acréscimo está relacionado ao aumento do comprimento de cacho, fertilidade de gemas, além de maior eficiência na síntese, transporte e acúmulo de fotoassimilados.

A cultura da uva é responsável por um mercado de 27 milhões de dólares, que representa 10% do mercado do estado do Rio Grande do Sul. “A viticultura possui grande importância social por manter o agricultor no campo, impulsionar a economia gaúcha e fomentar o turismo na região. O produtor está exposto a riscos e precisa tomar diversas decisões durante a safra. Com um portfólio que engloba o controle de doenças, plantas daninhas, pragas, nematoides e biossoluções, nossa missão é auxiliá-lo nesses desafios, oferecendo tecnologias para produzirem com maior qualidade e produtividade, sempre respeitando o meio ambiente”, conclui Alan Pagnoncelli, gerente regional de vendas da ADAMA.

Get in