Pular para o conteúdo principal
Potato Europe

ADAMA leva produtores brasileiros à feira PotatoEurope, na Holanda, para troca de conhecimento e fortalecimento da cadeia da batata

Iniciativa também contou com visita à Agrico, líder mundial em batata-semente, e encontro com agricultores holandeses.
Potato Europe

A ADAMA promoveu uma viagem técnica inédita com produtores rurais brasileiros para a PotatoEurope 2025, uma das maiores feiras agrícolas mundiais dedicadas à batata, realizada nos últimos dias em Lelystad, na Holanda. A programação incluiu ainda uma visita técnica ao Centro de Controle de Qualidade e ao Centro de Pesquisa da Agrico, empresa holandesa líder mundial em batata-semente.

Segundo Carla Fiorin, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, a iniciativa reforça o compromisso da companhia em estar próxima dos produtores, oferecendo não apenas soluções para os desafios da lavoura, mas também oportunidades de conhecimento e relacionamento. “Esta ação aproxima os agricultores das mais avançadas tecnologias globais para a cultura, amplia relacionamentos e reforça a troca de experiências com grandes players internacionais do setor”, afirma.

Os participantes foram importantes produtores de batata de Vargem Grande do Sul (SP) e da diretoria da Cooperbatata, além do consultor Marcos Mamoro, do Cerrado Mineiro. “Foi uma oportunidade única fazer este intercâmbio tão rico de novidades e estar presente em um grupo tão seleto de produtores, com troca de muitas informações e ideias. Todos voltamos com uma bagagem ainda mais completa de conhecimento e visão mais ampla sobre o cultivo da batata e a cultura holandesa”, destaca Mamoro.

Os produtores também tiveram contato direto com agricultores do norte da Holanda, conhecendo de perto sistemas de produção altamente mecanizados, característicos de uma região com baixa disponibilidade de mão de obra. A Holanda produz batata-semente e importa para o Brasil e outros países, o que reforça sua grande importância no segmento. “Foram dias bem intensos e de muito conhecimento relacionado à bataticultura. A existência de um evento dedicado na sua totalidade à batata mostra uma visão um pouco diferente do que temos no Brasil. Ver tudo feito na prática, além do maquinário mais desenvolvido, ajuda muito a nossa mudança de pensamento”, ressalta o produtor Pedro Marão, diretor da Cooperbatata e atual presidente da Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul.

A batata é uma cultura marcada por forte oscilação de preços e altos custos de produção, em função do volume de pulverizações necessárias. Durante a viagem, a ADAMA promoveu ainda um momento de discussão sobre temas relevantes para o manejo da cultura no Brasil, como a aplicação de ExpertGrow, tecnologia que contribui para maior produtividade, padronização de tubérculos com maior valor comercial e mitigação de estresses bióticos e abióticos. 

“Esse momento de troca é fundamental para levarmos informações práticas do campo brasileiro, alinhadas às inovações globais. A ADAMA possui soluções para os grandes desafios dos bataticultores brasileiros, como controle de nematoides, pinta-preta, requeima, lagartas, mosca-minadora, traças e mosca-branca”, reforça Carla.


Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site www.adama.com e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.

Get in