Pular para o conteúdo principal
Coffee Experience

ADAMA reúne principais consultores de café do País em evento exclusivo em Ribeirão Preto (SP)

Encontro ocorreu em meio a um cenário de preços valorizados, desafios de produtividade e debate sobre novas formulações.
Coffee Experience

Em um momento em que o café vive preços elevados no mercado internacional, mas enfrenta perdas de produtividade nas últimas cinco safras, a ADAMA realizou o Coffee Experience, um encontro exclusivo com 16 dos principais consultores de café arábica do Brasil, vindos de São Paulo, Sul de Minas e Cerrado Mineiro. O evento, realizado em Ribeirão Preto (SP), reuniu especialistas para discutir os rumos da cultura e antecipar soluções para os desafios mais urgentes do setor.

O encontro ocorreu em meio a um cenário de preços valorizados, desafios de produtividade e debate sobre formulações que geram valor.  Segundo Daniel Faria, engenheiro agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, o bom momento de mercado reflete, em parte, uma queda de produtividade nos últimos anos e, consequentemente, uma diminuição da oferta. “Produtores que investiram em tecnologia e consultoria conseguiram aproveitar melhor as oportunidades. Mas muitos enfrentaram sérios entraves climáticos, além de problemas recorrentes com doenças e pragas”, afirmou. 

Para que os produtores possam aproveitar o cenário atual, os consultores destacaram a importância de adotar estratégias consistentes de manejo, com atenção especial ao controle de pragas como o bicho-mineiro e a broca-do-café. Também foi ressaltado que tecnologias de formulação mais eficazes e seguras podem contribuir para a performance no campo, além de oferecer maior confiabilidade nas recomendações técnicas. “O caminho está em unir conhecimento sobre o ciclo da cultura, monitoramento constante e uso de ferramentas que realmente entreguem resultados, como Trivor® para controle de bicho-mineiro e Plethora®, para bicho-mineiro e broca, além de Convicto®, fungicida para controle de ferrugem e cercospora”, completou Faria.

Entre os pontos debatidos estiveram os impactos do clima, que embora imponderável, pode ser mitigado com recursos como irrigação, e o controle das principais pragas do café: a broca e, sobretudo, o bicho-mineiro. O último tem se beneficiado das condições climáticas recentes, desfavoráveis ao cultivo, mas ideais para sua proliferação. “Conhecer a praga e a forma mais eficiente de controlá-la é essencial para manter o potencial produtivo das lavouras”, destacou Faria.

Debate sobre praga e novas formulações

O Coffee Experience também serviu de palco para a discussão de tecnologias de formulação que aumentam a eficácia e a segurança no uso de defensivos. Somando-se ao time técnico da companhia, a programação incluiu a participação de pesquisadores e consultores como Sergio Benvenga, Edivaldo Velini, Felipe Santinato, Eder Sandy, Giovani Belutti e Rodrigo Ticle, que focaram em bicho-mineiro e inovações de formulações de defensivos.

Além de apresentar novidades, o encontro destacou o conceito de inovação de valor que a ADAMA vem reforçando em suas ações: desenvolver soluções que unem tecnologia de ponta à praticidade no campo, para que consultores e produtores tenham ferramentas eficazes no manejo e mais segurança no processo de tomada de decisão.

De acordo com Faria, a relevância do café para o agronegócio brasileiro e para a própria ADAMA justificou a realização do encontro. “O Brasil é o maior produtor e exportador do mundo e a cafeicultura nacional é referência em tecnologia. Estar próximo dessa cadeia, escutando consultores e pesquisadores e antecipando soluções, é fundamental para apoiar os produtores em um mercado cada vez mais competitivo”, avaliou.

Get in