Pular para o conteúdo principal
Conexão Cooperar 2025

Conexão Cooperar reúne lideranças técnicas de cooperativas para debater os cenários da produção de soja na região Sul

Com a presença de pesquisadores e as principais cooperativas, evento aborda manejo de doenças, sugadores e plantas daninhas de difícil controle.
Conexão Cooperar 2025

A ADAMA realizou na terça-feira, 24 de junho, em Curitiba (PR), o evento Conexão Cooperar com o tema “Conexões que transformam. Inovações que geram valor”, com a participação de gerentes técnicos das principais cooperativas da região Sul do país e pesquisadores.

“As cooperativas são parceiras estratégicas para a ADAMA e desempenham um papel fundamental na conexão entre os elos da cadeia produtiva. Por meio delas, conseguimos ampliar o acesso junto as melhores estratégias de manejo e inovação, impulsionando o desenvolvimento da cultura da soja”, afirma Rafael Mancini, gerente de Desenvolvimento de Mercado da região Sul, ao falar sobre a importância do encontro.

O evento contou com quatro palestras técnicas. O pesquisador de Fitopatologia Carlos Pizolotto abordou o manejo de doenças em soja e o de Entomologia Glauber Stürmer falou a respeito do manejo de sugadores na oleaginosa – ambos são da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL). Além deles, o pesquisador Vitor Spader, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), discutiu o manejo de plantas daninhas de difícil controle na soja; e Edivaldo Velini, pesquisador da UNESP, debateu as tecnologias de formulação para melhor performance dos defensivos agrícolas.

Durante o encontro, também foram apresentadas inovações para a cultura da soja, como os fungicidas com exclusiva tecnologia de formulação da companhia, Almada®, Armero® e Blindado® T.O.V., referências no controle das principais doenças da cultura, como ferrugem asiática e mancha-alvo; os inseticidas Galil® para alto controle de percevejos e Plethora® para manejo do complexo de lagartas na soja; bem como os herbicidas Araddo® e Apresa®, que promovem manejo eficiente de plantas daninhas de difícil controle, como pé-de-galinha e caruru.

“Os diversos desafios enfrentados na região Sul pedem tecnologias com formulações exclusivas que auxiliem a minimizar as adversidades climáticas, melhorem o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e reduzam riscos de perdas. Com conhecimento e inovação, a ADAMA trabalha para contribuir com safras de soja cada vez mais produtivas e rentáveis para a região”, completa Mancini.

Get in