Pular para o conteúdo principal
Fachada do Instituto ADAMA

Reforma no Instituto ADAMA amplia conforto e qualidade no atendimento a crianças e adolescentes em Londrina

Com 240 crianças e adolescentes atendidos atualmente, espaço passou por melhorias estruturais neste início de ano para aprimorar ainda mais as atividades oferecidas à comunidade do entorno da ADAMA.
Fachada do Instituto ADAMA

O Instituto ADAMA, localizado no bairro Rui Barbosa, em Londrina (PR), iniciou 2025 com uma importante novidade: a conclusão de uma série de melhorias estruturais em suas instalações, realizadas durante o recesso de final de ano. Reconhecido por sua atuação social ao longo de quase duas décadas, o Instituto é mantido pela ADAMA Brasil e realiza em média 40 mil atendimentos por ano.

A reforma incluiu diversas melhorias estruturais no espaço, que conta com quadra esportiva, brinquedoteca, área verde e estrutura para oficinas práticas, além do programa Escola Aprendiz, que prepara jovens para o mercado de trabalho com apoio do SENAI. A repaginada teve como objetivo garantir mais conforto, segurança e qualidade nos atendimentos às crianças e adolescentes da região, em especial durante as oficinas que compõem a rotina do Instituto. A iniciativa foi viabilizada por meio de recursos recebidos em agosto de 2024, após aprovação em edital do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Nosso espaço precisava de uma atualização para continuar acolhendo bem quem mais precisa. Cada detalhe foi pensado para melhorar a experiência das crianças, dos adolescentes e também da equipe. Reformamos os ambientes para que todos se sintam ainda mais seguros, confortáveis e acolhidos”, destaca Denise Caldeirão, coordenadora do Instituto.

As atividades de 2025 começaram um pouco mais tarde, em fim de fevereiro, justamente por conta da reforma. Já estão em andamento 12 oficinas, entre elas a tradicional Escola de Música, teatro, contação de histórias e, como novidade, a nova oficina de voleibol. Atualmente, o Instituto atende 225 crianças e adolescentes e ainda possui vagas disponíveis para algumas atividades.

As apresentações públicas, que fazem parte do calendário anual, também já estão programadas: em 17 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os jovens participam de ato público na concha acústica da cidade e farão visitas a escolas municipais vizinhas, como a Áurea Alvim Toffoli, Pedro Vergara e o CMEI Francisco Quesada.

Mantido pela ADAMA Brasil e com status de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto ADAMA atua desde 2007 promovendo oficinas culturais, esportivas, pedagógicas e sociais, com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Acreditamos que gerar impacto positivo vai além do portfólio de produtos ou da performance dos negócios. O Instituto é uma das expressões mais concretas do nosso compromisso com as comunidades do entorno, e seguiremos investindo para que esse impacto seja cada vez mais transformador”, afirma Roberson Marczak, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Inovação da ADAMA.

Get in