Pular para o conteúdo principal
ADAMA adota tecnologia de plasma em embalagens de defensivos agrícolas

ADAMA avança na proteção ao meio ambiente com tecnologia de plasma em embalagens de defensivos agrícolas

Nova solução substitui barreiras COEX, bastante utilizada na indústria, por tecnologia de plasma, facilitando a reciclagem e colaborando com o programa de logística reversa de embalagens. O processo reduz ainda 52,7% a emissão de CO2.
ADAMA adota tecnologia de plasma em embalagens de defensivos agrícolas

A ADAMA avança mais uma vez em sua estratégia de sustentabilidade ao adotar a tecnologia de plasma em suas embalagens de defensivos agrícolas. A nova solução substitui as barreiras COEX, que contêm um revestimento interno com EVOH (Álcool etileno vinílico) ou nylon, por uma tecnologia inovadora que melhora a reciclabilidade das embalagens, reduzindo a dependência de materiais de difícil reaproveitamento.

As embalagens de defensivos agrícolas precisam de barreiras especiais para evitar a migração de produto através da camada de polietileno. Para isso, existem diferentes tecnologias de barreira, que podem ser classificadas em barreiras físicas ou químicas. As barreiras físicas, como a COEX, são compostas por múltiplas camadas, incluindo EVOH (Álcool etileno vinílico) ou nylon, formando uma estrutura que impede a permeação dos produtos químicos. No entanto, esse tipo de embalagem tem desafios ambientais, pois a presença de diferentes camadas de materiais dificulta a reciclagem.

Já a tecnologia de plasma, adotada pela ADAMA, é uma barreira química. “Em vez de utilizar camadas físicas adicionais, essa tecnologia modifica a superfície interna da embalagem em nível molecular, criando uma camada ultrafina que impede a permeação do ingrediente ativo”, explica Danilo Bianchi, gerente da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (HSE) da ADAMA. “Essa abordagem mantém a eficiência da proteção do produto e permite que a embalagem seja reciclada como um plástico de composição única, facilitando seu reaproveitamento dentro da economia circular e, assim, contribuindo diretamente para o aumento da taxa de reaproveitamento e a redução de resíduos no campo”, completa.

Com essa iniciativa, a ADAMA reforça seu compromisso em reduzir impactos ambientais e otimizar processos de descarte e reciclagem no setor agrícola, além de contribuir para a redução de COem 52,7%. Essa diminuição em emissão de carbono ocorre por conta da ausência da barreira de nylon e, consequentemente, da não contabilização que esse material e seu processo produtivo agregam no produto final. A companhia também é parceira do Sistema Campo Limpo, um programa brasileiro de logística reversa gerido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que atualmente, recicla 97% das embalagens vazias de defensivos agrícolas que recebe de toda a indústria, tornando-se um dos modelos mais bem-sucedidos do mundo em logística reversa. Desde sua criação, mais de 730 mil toneladas de embalagens foram corretamente destinadas, contribuindo significativamente para a economia circular no agronegócio brasileiro.

 

Inovação Sustentável como base para o sucesso

A adoção da tecnologia de plasma se soma a uma série de iniciativas da ADAMA voltadas para a sustentabilidade. Em janeiro de 2024, a companhia já havia anunciado um portfólio com mais de 60% de componentes biodegradáveis e a substituição de solventes orgânicos por água em suas formulações, reduzindo o impacto ambiental e garantindo maior eficiência agronômica. Além disso, em 2023, a empresa firmou parceria com a TOTVS Consulting para estruturar uma agenda ESG robusta e fortalecer suas práticas de governança e sustentabilidade.

“A implementação da tecnologia de plasma nas embalagens reforça o compromisso da ADAMA com o meio ambiente e com os produtores rurais. Essa inovação não só facilita a reciclagem como também reduz custos e promove maior eficiência na gestão de resíduos. Estamos avançando para um futuro mais sustentável no agronegócio brasileiro”, destaca Roberson Marczak, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Inovação da ADAMA.

A nova solução já está sendo aplicada em produtos estratégicos do portfólio da ADAMA, como o fungicida Blindado® T.O.V., com um plano de expansão para os próximos anos. Em 2025, a adoção da tecnologia triplicou em relação ao utilizado no ano anterior pela companhia, e a expectativa é que a substituição da tecnologia COEX por plasma proporcione um aumento significativo na reciclabilidade das embalagens no setor.

 

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site www.adama.com e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.

Get in